PCR quantitativa qPCR no diagnóstico de doenças infecciosas em cães e gatos revisão de literatura

· 4 min read
PCR quantitativa qPCR no diagnóstico de doenças infecciosas em cães e gatos revisão de literatura

O tratamento de eleição para a babesiose canina por Babesia canis (mais comum no Brasil) é o dipropionato de imidocarb (5-6,6 mg/kg/IM ou SC, duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas). A coleta de sangue de capilares de extremidades, como ponta de orelha, pode aumentar as chances de encontrar as células parasitadas. O diagnóstico sorológico com a RIFI é considerado com boa especificidade, mas pode haver reação cruzada entre B. As alterações laboratoriais mais comuns são trombocitopenia leve a moderada, embora outras citopenias possam ocorrer. Os mecanismos destas alterações hematológicas não são totalmente elucidados. Em um estudo brasileiro, observou-se trombocitopenia, linfopenia e aumento do volume plaquetário. Anemia não regenerativa, neutropenia, hiperglobulinemia e hipoalbuminemia também são documentados.

clínica especializada em diagnóstico de doenças de cachorros Rio de Janeiro

A alta sensibilidade do teste de PCR permite a detecção precoce de infecções agudas quando comparado com os testes sorológicos. Muitas pesquisas estão por vir, sedimentando os conceitos até aqui produzidos ou modificando condutas. A ciência é feita sem radicalismos ou afirmações movidas por emoções, mas deve fundamentar-se sobretudo no respeito a vida.”     Ribeiro, V.M. O mecanismo é mais sensível e específico, e retorna resultados específicos e em menos tempo. Diferente de outros patógenos transmitidos por carrapatos, cuja via de transmissão é a glândula salivar, a transmissão de H. Canis para o cão ocorre após a ingestão de um carrapato contendo oocistos esporulados na hemocele que se rompem no trato digestivo do animal liberando os esporozoítos.

  • Canis são tratadas com dipropionato de imidocarb (5-6 mg/kg/SC ou IM, duas aplicações com intervalo de 14 dias entre elas) até o desaparecimento dos gamontes no sangue periférico.
  • Mesmo com a combinação da elevada especificidade e rapidez, não se distingue a exposição ao agente da infecção ativa.
  • O tratamento de eleição é a doxiciclina sendo efetiva para eliminar a infecção e outras comorbidades comumente associadas como A.
  • O diagnóstico é baseado na detecção de mórulas dentro de granulócitos no esfregaço sanguíneo, entretanto não podem ser distinguidas da Ehrlichia ewingii, que também pode infectar estas células.

clínica especializada em exame de felv em gatos Cantagalo

A supressão da eritropoiese na medula óssea pode ser um dos mecanismos responsáveis pela anemia. A erliquiose é um grupo de doenças transmitidas por carrapatos causadas por uma bactéria intracelular, gram negativa que inclui a Ehrlichia canis (E. canis), Ehrlichia ewingii e a Ehrlichia chaffeensis. Canis é uma das mais importantes hemoparasitoses dos cães domésticos, parasitando células mononucleares, e denominada de erliquiose monocítica canina (EMC). O PCR facilita o diagnóstico de doenças complexas e a identificação de patógenos que possuem potencial zoonótico e aqueles com crescimento in vitro extremamente lentos ou fastidiosos. Em função disso, a técnica de PCR é recomendada e prescrita pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como método diagnóstico para várias doenças infecciosas, inclusive para trânsito internacional.

clínica especializada em exame anemia felina Santo Antônio de Pádua

O exame pcr veterinário, também conhecido como Exame de Gado, é uma análise laboratorial que possibilita a realização de testes em amostras orgânicas de animais. Os testes realizados são principalmente para identificar ou descartar doenças, sem prejudicar ou dar tratamento específico para elas. Com este exame, os profissionais médicos veterinários conseguem detectar e prevenir doenças de animais com maior segurança, rapidez e eficácia, complementando o tratamento dos animais de forma segura. É um exame extremamente importante para a saúde e o bem-estar dos animais, pois a partir dele, é possível detectar infecções virais, bacterianas, parasitárias e suspeitas de doenças. O exame pcr veterinário é uma análise laboratorial muito confiável para avaliação de patologias e doenças. É realizado por médicos veterinários e possibilita o diagnóstico de doenças bacterianas, virais, parasitárias e suspeitas de doenças.

diagnóstico de doença canina Atibaia

A Progen Biotecnologia é uma empresa brasileira que atua na área de diagnostico molecular veterinário, oferecendo soluções inovadoras e de alta qualidade. Desde então vem se consolidando no mercado nacional na área de diagnóstico de precisão. O tratamento de eleição é a doxiciclina sendo efetiva para eliminar a infecção e outras comorbidades comumente associadas como A. A dose é 5 mg/kg a cada 12 horas por 14 dias, mas recomenda-se prolongar o tratamento para 28 dias devido às outras infecções que podem estar associadas, principalmente a erliquiose.

DIAGNÓSTICOS

Já o outro método sorológico para diagnóstico da EMC, o ELISA, é um teste que pode ser facilmente empregado na rotina de hospitais e clínicas veterinárias e está disponível comercialmente como teste rápido “Snap”. O  Exame PCR 1 veterinário , porém o baixo nível de anticorpos no início da infecção é o que desafia essa técnica, além de ser um teste qualitativo e não quantitativo. Entretanto, a soroconversão pode não ocorrer na fase crônica da doença. Títulos altos não estão correlacionados com a gravidade ou duração da enfermidade. Ressalta-se a importância da identificação deste patógeno em circulação nacional por ser um agente zoonótico responsável pela anaplasmose granulocítica humana. Platys que é transmitida provavelmente pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus. Canis e Babesia canis, que são transmitidas pelo mesmo vetor. O cloranfenicol (15 a 20 mg/kg/TID) pode ser administrado como segunda opção, em caso de resistência da doxiciclina e em casos de vômitos e complicações gástricas causadas pela doxiciclina. Nosso diagnóstico alia a mais alta e recente tecnologia com o conhecimento técnico de Doutores, Mestres e Especialistas. Atuamos no diagnóstico de doenças na área de animais de companhia (PET) e no desenvolvimento de programas de controle para aumento da produtividade de rebanhos bovinos. Os resultados do teste PCR são interpretados como “detectado” e “não detectado”, dependendo da presença ou ausência do DNA/RNA alvo respectivamente. A interpretação dos resultados deve levar em consideração outros dados clínicos e laboratoriais para um diagnóstico preciso. O Kit PCRun de Detecção de Ácido Nucleico possui técnica de fluxo lateral simples que fornece resultado qualitativo de PCR em 15 minutos. A detecção pode ser facilmente realizada em clínicas ou em laboratórios veterinários.